Previous Next

Poncha, é a bebida mais tradicional da Madeira!

É caso para se dizer: Quem vai à Madeira e não bebe Poncha, não se pode orgulhar que conhece verdadeiramente a pérola do atlântico. Apesar de ser típica do concelho de Câmara de Lobos, a Poncha é conhecida e apreciada por toda a ilha. Pode ser bebida tanto no verão com gelo, como no inverno, pois contêm muita vitamina C.

Antigamente, a Poncha era confecionada somente com aguardente de cana-de-açúcar adicionando a mesma quantidade de água, açúcar e pequenas cascas de limão o quanto bastasse.

Com o passar dos anos esta receita foi aperfeiçoada, atualmente, a aguardente de cana-de-açúcar é o elemento intemporal, a inovação foi a mistura do mel de abelhas com sumo de limão. Para os mais arrojados e aventurosos, aconselho a provar os mais variados sabores desta bebida, como por exemplo, a Poncha de maracujá, tangerina, laranja, outros... Estes sabores são obtidos com a substituição do mel, no caso das frutas, ou de aguardente, no caso das bebidas. 

Se a aguardente não muda, nos últimos tempos têm sido feitas experiências com outros sabores, casos do tomate inglês, kiwi, entre outros frutos, e as opiniões dos clientes variam no assunto.

Hoje em dia servem-se vários tipos de Poncha, mas, a primitiva faz-se com aguardente de cana, sumo de limão e mel, como é o caso da Poncha Regional que é feita com metade de sumo de limão e metade de sumo de laranja. Deitamos mel de abelha, ao gosto do cliente, depois, igualamos a mesma quantidade de sumo mas em aguardente. Põem-se todos estes ingredientes num recipiente e mistura-se bem com o tradicional mexilote (mexilhote, mechelote) ou pau de Poncha. Por fim, é só misturar bem, e está pronta. Uma delícia!

No Quinta Estação a Poncha continua a ser feita à antiga, a versão tradicional, com maracujá e à pescador, na hora, e para os apreciadores, sem gelo. 

O melhor, é dar cá um saltinho e apreciar você mesmo, o verdadeiro sabor, da Poncha Tradicional Madeirense!