Previous Next

Bacalhau de São Martinho

No São Martinho assam-se as castanhas, come-se o bacalhau e prova-se o vinho, diz o povo e com razão. 

Por esta altura, celebra-se uma das mais antigas tradições de Portugal: o São Martinho, onde é hábito comer castanhas, que por esta época começam a ser habituais nos nossos campos, e se prova o novo vinho. Mas afinal, quem foi São Martinho?

Reza a lenda, que S. Martinho era um cavaleiro que num dia tempestuoso e frio, enquanto vigiava o castelo, encontrou um mendigo cheio de frio e sem abrigo. S. Martinho não hesitou, desceu do cavalo e com a sua espada cortou a sua capa de militar dando metade ao mendigo. Apesar de mal agasalhado e de chover torrencialmente preparava-se para continuar o seu caminho quando de repente  a tempestade desapareceu e deu lugar a um sol brilhante.

Diz-se que Deus para lembrar o facto de bondade praticado pelo Santo, dá em meados do Outono uns belos dias de sol, a que o povo chama « Verão de S. Martinho». É por causa desta lenda que, todos os anos, festejamos o Dia de São Martinho a 11 de Novembro. 

Embora não se saiba ao certo como começou a tradição, a verdade é que este costume antigo está enraizado no povo português e nos madeirenses também, sendo praticada até os dias de hoje. No nosso restaurante comemora-se a tradição de S. Martinho degustando castanhas, bacalhau assado e bom vinho.

 A celebração do São Martinho é uma excelente razão para pegar na família, convidar os amigos e vir almoçar e/ou jantar no nosso restaurante. Fica aqui a sugestão para este fim-de-semana, com ou sem frio e chuva, nada melhor que o sabor do vinho, aconchegando com o nosso delicioso Bacalhau assado. 

Para mais informações ou reservas, contacte-nos através do email: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it., ou então ligue-nos para o telefone: 291 633 905