História

A nossa História

image

Miradouro do Pico dos Barcelos

A história do Restaurante Quinta Estação está intrinsecamente ligada à história do famoso Miradouro do Pico dos Barcelos.

Construído em 1950, o Miradouro do Pico dos Barcelos está situado na freguesia de Santo António a cerca de 355 metros de altitude. A partir deste miradouro é possível contemplar uma panorâmica deslumbrante sobre a baía e a cidade do Funchal, com as ilhas Desertas em segundo plano.
É ponto obrigatório de atração para todos os turistas que visitam a Madeira.
image
«parece que este sítio tirou o nome de Diogo Barcelos um dos primitivos povoadores, que por ali possuía alguns tractos de terreno.»

As Origens

Quinta Estação

O nome Quinta Estação surgiu naturalmente, aquando do desenvolvimento da comunicação temporária que tapou as placas de protecção da obra que davam para o exterior. Uma das frases usadas foi “o ano tem quatro estações, aqui encontrará a quinta”.

O facto de ter existido ali uma estação de rádio, com o nome de “Rádio Madeira”, que foi emblemática na Região Autónoma da Madeira serviu de mote para usar a palavra “estação” no nome. Esta dicotomia entre estação climatérica e estação de rádio foi preponderante na definição da designação. Do ponto de vista poético, está incutido um certo romantismo, ao elevar o Restaurante Quinta Estação, a um estado de bem-estar sublime que é a soma positiva das 4 estações do ano e que ela própria se torna numa estação musical.

Contextualização Histórica

Uma das referências é sem dúvida o miradouro e os pinheiros lá existentes, que conferem um enquadramento interessante, com a baía do Funchal e toda a encosta como pano de fundo.
Foram os pinheiros, os elementos seleccionados para construir o símbolo do logotipo.
image

Conheça os nossos Espaços