Vinho, néctar dos deuses
Beber vinho é quase que ritual sagrado para as pessoas que o degustam. O vinho é considerado uma bebida sofisticada, mas sua origem remonta à época da civilização dos Aqueus, na Grécia Antiga (século XIII a.C.). Hoje, é uma das bebidas mais apreciadas no mundo.
Existem alguns tipos de comida que não se dão bem com a maioria dos vinhos. Estão neste caso os pratos que contém produtos muito ácidos (limão, laranja, vinagre), muito aromáticos (cominhos, estragão, cravinho) ou muito doces.
Tenha cuidado na utilização de ingredientes e condimentos que podem inibir a apreciação de um bom vinho, tais como o alho, o vinagre, os agriões, os ovos, as anchovas, o açucar, e outros...
Embora, a conjugação vinho/comida não admitia regras rígidas, existem orientações básicas que contribuem significativamente para o sucesso de uma refeição, tais como:
- Conjugar comida ligeira com vinhos ligeiros e suaves e comida pesada com vinhos pesados e fortes;
- Numa refeição, o vinho branco vem antes do tinto, o vinho seco antes do doce, o vinho ligeiro antes do poderoso. Claro está que existem excepções (é o caso do foie-gras, servido no início da refeição com um branco doce), mas que não invalidam o princípio geral.
A temperatura à qual é servido qualquer néctar dos deuses é crucial para assegurar que as melhores qualidades desse vinho venham ao de cima, ou seja, a 18ºC (a temperatura máxima a que um vinho deve ser servido) o aroma ou bouquet está no seu auge, mas se for submetido a uma temperatura inferior a 8ºC, essas mesmas características são praticamente anuladas.
Aqui no Restaurante Quinta Estação poderá encontrar sempre as melhores selecções de vinhos, que foram cuidadosamente escolhidos para acompanhar os nossos pratos.
Também temos o Especial da Casa Tinto, ou Branco, ligeiramente frutados, com uma acidez equilibrada, e muito elegantes. O ideal é mesmo prová-los.
Aproveite e venha beber um copo connosco!